Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

CM aguarda investigação do MP sobre diploma falso

Arquivo O Liberal

Americana - A Câmara de Americana deverá aguardar a investigação realizada pelo MP (Ministério Público) sobre a denúncia de utilização de diploma falso pelo vereador Paulo Sérgio Vieira Neves (PSC) antes de tomar qualquer medida sobre o assunto. De acordo com a notícia publicada ontem pelo LIBERAL com exclusividade, a denúncia foi protocolada anteontem junto ao Ministério Público por Antonio Claret Rondello e diz respeito ao período em que o vereador atuou como conselheiro tutelar, entre os anos 2000 e 2003. O diploma do ensino médio do parlamentar foi emitido pelo Centro Educacional Alfa, da cidade de Caarapó, no Mato Grosso de Sul, que foi acusado de vender certificados.

A base aliada ao governo do prefeito Diego De Nadai (PSDB), da qual o vereador denunciado faz parte, tratou de sair em defesa do colega, que foi inclusive chamado de "vítima". Os vereadores da base ainda apontaram que a atitude do denunciante tem fundo político, já que ele seria filiado ao PT. Já o líder da oposição, Celso Zoppi (PT), defendeu que a denúncia é grave e que aponta para a prática de falsidade ideológica. "Se a denúncia se confirmar, é caso de a Câmara tomar uma atitude porque envolve decoro parlamentar", disparou. O vereador negou que a denúncia tenha relação com o partido.

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, Cauê Macris (PSDB), questionou os motivos que levaram o ex-conselheiro a fazer a denúncia somente agora. "Quem vai ter que provar é quem está fazendo a denúncia", disse o vereador. "É preciso ter cautela porque ações precipitadas podem expor a figura do vereador. Ele é inocente até que se prove o contrário". Cauê disse que o Conselho de Ética somente poderá investigar o caso se houver um pedido de algum vereador.

MENOS CULPADO
O membro do conselho e líder do governo, Luiz Antonio Crivelari (PP), disse que Paulo Sérgio "é o menos culpado nessa história". "Tem gente de monte em Americana que foi buscar diploma nessa escola. A culpada é a escola de dar os diplomas sem estar legalizada", avaliou. "Vejo ele  (Paulo Sérgio) como vítima. Até porque a denúncia vem de um integrante do PT. O vereador tem dois diplomas fantásticos que foram dados pela aclamação popular (para os dois mandatos de vereador)".

Outro membro do conselho, Odair Dias (PV), avaliou que a Câmara deve aguardar a investigação do Ministério Público. "Isso é um negócio chato. Tudo deve ser apurado, não podemos tomar atitudes precipitadas", afirmou. O presidente da Câmara, Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), também avaliou que é necessário aguardar a manifestação do Ministério Público. "Somente depois poderemos interpretar se deve haver alguma interferência da Câmara no caso", colocou.

por  Aline Macário- O Liberal

Nenhum comentário: