Pesquisar

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Seis mil pessoas estão isoladas no distrito de Guariba, em Colniza. MT 206 passou por recuperação

Moradores do distrito de Guariba, no município de Colniza, estão vivendo dias de ansiedade e incerteza. São cerca de 6 mil pessoas totalmente isoladas por causa das péssimas condições da MT 206, estrada de acesso à localidade, distante 150 km da sede do município.

Acontece que esse trecho passou por recuperação em 2010. A obra foi feita pela prefeitura, que chegou a construir 20 novas pontes de madeira. O Governo do Estado entrou com contrapartida já no final dos trabalhos. Os recursos dos cofres do município parece que não surtiram efeito, porque a estrada MT 206 está totalmente intransitável.

Mas não só os moradores de Guariba estão isolados. Toda a população de Colniza tem dificuldade para sair da cidade e os que estão fora temem enfrentar até 24 horas de viagem por causa dos atoleiros. “Todos os anos vivemos este drama, mas agora a situação é bem pior”, informa a prefeita Nelci Capitani (DEM), lembrando que o município possui apenas 4 mil km de estradas municipais e 500 km de estradas estaduais.

O maior problema enfrentado pela população de Colniza foi a comunicação, seja por terra, ar, telefonia e internet. Hoje prevalece a dificuldade por terra e ar, já que o aeroporto não está encascalhado e as estradas continuam péssimas no período chuvoso. A poeira, na seca, não é nem mais levada em consideração tamanho o problema no verão.

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.604, de autoria do deputado Pedro Satélite, com território desmembrado do município de Aripuanã, até então o maior município do Estado de Mato Grosso.

Dentre os muitos documentos que chegaram à Assembleia Legislativa de Mato Grosso reivindicando a criação do município estão o de Joab Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de junho de 1994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no então distrito, distante 200 km da sede (Aripuanã) e a 1.200 de Cuiabá, capital.

Prefeita de Colniza, Nelci Capitani. (Foto: Eudes Talavera)

Também a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Colniza, representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto. Ainda foi registrado documento da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale Roosevelt e Produtores Rurais do Projeto Filinto Muller. Todos queriam a criação do município.

Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar o executivo colnizense, atual prefeita.

Em 2003 ocorreu a primeira divisão territorial e pela lei municipal nº 151, de 03 de junho de 2004, é criado o distrito de Guariba, há 150 km da sede, hoje totalmente isolado. (com www.navegadormt.com)

por sandra carvalho

Fonte: ABVNEWS

Nenhum comentário: