Pesquisar

domingo, novembro 05, 2017

Isolado, vereador tenta distanciar PP de Emanuel; Blairo aproveita reunião para expor a mesa-caule



O ministro, senador licenciado e um dos maiores produtores do agronegócio Blairo Maggi (Agricultura), que não é nada partidário, resolveu reunir membros do diretório regional do PP, na última sexta, para uma reunião. Em seguida, convidou a todos para um churrasco em sua chácara, em Cuiabá. A 8 meses para as convenções e a 10 das eleições gerais, Blairo pouco comentou sobre suas pretensões políticas. Disse que sua prioridade é concorrer à reeleição, mas não descarta outras eventuais possibilidades. Evitou, porém, sinalizar para projeto ao governo estadual, mesmo sob incentivo de progressistas presentes no encontro. No fundo, carrega muita preocupação sobre o que virá contra si da delação do ex-governador Silval Barbosa e também do que dirá o ex-presidente da Assembleia, José Riva.
Com mesa de madeira no formato de caule ao centro, Blairo Maggi e demais filiados do PP posam para fotografia
Do encontro, de novidade mesmo que saltou aos olhos dos convidados foi uma mesa de madeira, toda lapidada para realçar o formato do seu caule. E foi com essa árvore nobre derrubada há mais de uma década para se tornar uma mesa-símbolo no centro que Blairo e seus progressistas, ladeados, posaram para fotografia.

A cena é um prato cheio para ambientalistas que, no passado recente, fizeram campanha mundial contra Blairo, apontando-o como devastador de floresta. Em 2006, quando ainda era governador, Blairo foi premiado pelo Greenpeace com o troféu “motosserra de ouro”. Sua imagem atrelada ao desmate ilegal ganhou o mundo. Aos poucos, esse estrago foi se desfazendo.

Comando do PP e gestão Emanuel

Na reunião, o vereador por Cuiabá Diego Guimarães fez espécie de um levante contra a continuidade de Ezequiel Fonseca, flagrado em vídeo supostamente recebendo mensalinho, na presidência estadual do PP. De aliado de Diego nessa tentativa só o secretário de Política Agrícola, Neri Geller. Então, sem respaldo dos demais, preferiu não tocar mais no assunto.

Mesmo isolado, Diego defendeu também ruptura do partido com o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB). Foi combatido pelos demais. Estavam no encontro três secretários de Emanuel: Vanderlúcio Rodrigues (Obras Públicas), Francisco Vuolo (Cultura, Esporte e Turismo) e Vinicius Hugueney (Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico). O assunto ficou para ser debatido pelo diretório municipal.

Também estavam presentes os filiados Rafael Piovezan, Daud, Renato Ferreira Lara, Margareth Buzetti, Euzébio Diniz, professora Débora Marques, o suplente de vereador por Várzea Grande, Flavinho, Luiz Fernando Caldart, o deputado federal Ezequiel Fonseca e o advogado Moraes, de Cáceres.
Membros do diretório estadual do PP, sob liderança de Blairo Maggi, em reunião na sexta, antes de um churrasco

Por Romilson Dourado

Nenhum comentário: