Pesquisar

sábado, janeiro 27, 2018

Unemat entregará primeiro título honorífico para bispo em Mato Grosso

Fonte: Só Notícias (foto: reprodução)

A 1ª sessão Ordinária e itinerante do Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no próximo dia 31, será entregue o título de Doutor Honoris Causa ao bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga. O título honorífico é o primeiro concedido pela Instituição e foi aprovado na última sessão do conselho em 6 de dezembro passado.

Os conselheiros se reunirão no dia 30, a partir das 14 horas, no auditório do câmpus da universidade no município de Luciara, região do Médio Araguaia. No dia seguinte, às 9h30, a princípio, na casa de Casaldáliga - que é poeta, autor de várias obras sobre antropologia, sociologia e ecologia - no município de São Félix do Araguaia.

No próximo dia 16, Dom Pedro Casaldáliga, nascido em Balsareny, província de Barcelona, batizado Pere Casaldáliga i Pla, completa 90 anos com a saúde bastante debilitada em função da doença de Parkinson que o fez renunciar a Prelazia em 2005.

Dom Pedro chegou ao Brasil em 1968 para fundar uma missão claretiana no Estado do Mato Grosso, uma região com um alto grau de analfabetismo, marginalização social e concentração fundiária (latifúndios), onde eram comuns os assassinatos. Sua atividade como bispo foi marcada pela evangelização sem colonialismos, vinculada à promoção humana e à defesa dos direitos humanos dos mais pobres; criação de comunidades eclesiais de base com líderes que sejam fermento entre os pobres.

Adepto da teologia da libertação, adotou como lema para sua atividade pastoral: nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar.

Do Só Noticias e AbadiaNoticias

Nenhum comentário: